top of page

CORE: o centro de força corporal

  • Foto do escritor: PHYSIOLAB
    PHYSIOLAB
  • 6 de jan.
  • 1 min de leitura

ree

Quando pensamos em exercícios físicos, é comum focarmos em grupos musculares específicos dos membros superiores ou inferiores, mas muitas vezes esquecemos de um dos mais importantes: os músculos do core.


O core é o conjunto de músculos que engloba o abdômen, a região lombar, os glúteos e o diafragma.


Ele é responsável por proporcionar estabilidade ao corpo e serve como o centro de força para praticamente todos os movimentos que realizamos.


Durante a prática de exercícios físicos, o core funciona como uma base sólida, ajudando na transferência de força entre a parte superior e inferior do corpo.


Um core ativo e eficiente melhora o desempenho em atividades como corrida, levantamento de peso e esportes em geral, e também diminui o impacto sobre articulações e outros grupos musculares.


Incorporar exercícios específicos para esta região não significa focar apenas em abdominais tradicionais.


Existem diversas opções que trabalham essa musculatura de forma integrada, como pilates ou mesmo a fisioterapia ortopédica.


Contar com o acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional qualificado é essencial para garantir que os exercícios sejam realizados de forma segura e eficaz, otimizando os benefícios e prevenindo desconfortos ou lesões.


Precisa de ajuda com suas dores? A PHYSIOLAB contém profissionais especializadas para te orientar e ajudar a ter mais saúde com mais consciência corporal. Entre em contato e venha nos conhecer!


_________________________________________________________________________________________


Texto escrito por:


ree

Dra. Daniele Pelissari

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Microfisioterapia

Instrutora de Pilates pela Escola Brasileira de Pilates

Licenciada em Low Pressure Fitness (LPF)




 
 
 

Comentários


bottom of page