top of page

O PAPEL DA CIÊNCIA NA TOMADA DE DECISÕES PARA TRATAMENTOS PERSONALIZADOS

  • Foto do escritor: PHYSIOLAB
    PHYSIOLAB
  • 4 de mar.
  • 2 min de leitura

Análise biomecânica da corrida. Fonte: IA
Análise biomecânica da corrida. Fonte: IA

A ciência é um método que promove mudanças em um agente que se auto-observa. Estudos científicos têm como objetivo testar hipóteses, como por exemplo, verificar a eficácia de um recurso terapêutico na redução da dor.


Entretanto, ao se deparar com essa pergunta, surgem novos questionamentos: qual tipo de dor está sendo investigado? Dor muscular? Articular? Em qual região do corpo? Em quais características de pessoas? Esses são pontos fundamentais a serem observados quando se busca compreender e investigar a queixa dos pacientes que nos procuram.


Fonte: Google imagens
Fonte: Google imagens

Utilizar um único artigo científico como guia absoluto não caracteriza prática baseada em evidências. Isso porque cada tipo de estudo é capaz de responder apenas a um tipo específico de pergunta, e sua aplicação deve considerar o contexto individual de cada paciente.


Fonte: Google imagens
Fonte: Google imagens

Diretrizes clínicas publicadas em revistas científicas oferecem um panorama geral sobre o que pode ou não ser indicado para determinadas condições ou grupos de pacientes. No entanto, é importante lembrar que essas diretrizes são guias, e não receitas de bolo. Cada pessoa que busca atendimento possui particularidades e necessidades individuais que devem ser consideradas. 


Fonte: Google Imagens
Fonte: Google Imagens

O método científico contribui para a condução lógica do tratamento, fornecendo uma estrutura para a avaliação clínica, etapas e processos de tomada de decisão. A decisão clínica deve ser construída de forma conjunta, integrando as melhores evidências disponíveis, a experiência do profissional e as preferências e interesses do paciente.

Venha conhecer a PHYSIOLAB. Nosso tratamento baseia-se em um raciocínio clínico associado avaliação específica do contexto do paciente. Agende sua avaliação!


Fonte: Google imagens
Fonte: Google imagens

Referências


VOLPATO, Gilson Luiz. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica; Vinhedo: Scripta, 2007. 125 p.


Estatística Psicobio I 2024 #01 - Introdução à Teoria da Medida, Variáveis, Fatores. YouTube, data de publicação não especificada. Duração não especificada. Disponível em: https://www.youtube.com/live/OkzBoo0GhfU?si=wQpTAbcRjCSITAFv. Acesso em: 1 mar. 2025


_________________________________________________________________________________________

ree

Texto escrito por:

Dra. Bianca Taborda

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela UNESP

Especialista em Fisioterapia Ortopédica

Docente universitária do curso de Fisioterapia

 

 
 
 

Comentários


bottom of page