QUEDA EM IDOSOS: HÁ COMO PREVENIR?
- PHYSIOLAB

- 27 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Todos sofremos mudanças em decorrência do processo de envelhecimento, os quais impactam nosso sistema nervoso, muscular, ósseo e cardiovascular e que podem repercutir em perdas funcionais.
Na população idosa os principais prejuízos funcionais são a redução das capacidades funcionais de manutenção do equilíbrio e postura aumentando o risco de quedas.
Uma das principais complicações de uma queda em idosos são as fraturas, as quais são favorecidas pela presença de osteopenia/osteoporose, afetando as atividades diárias simples e as relações sociais do idoso.
Deste modo, a prevenção de quedas é essencial para a manutenção/promoção de saúde dos idosos. Dentre as principais medidas destaca-se as adequações dos ambientes em que os idosos vivem.
Separamos algumas sugestões apresentadas por Matiello, et al (2021):
Calçados: baixos e possivelmente com suporte de tornozelo; sola intermediária e antiderrapante.
Adaptações no banheiro: chuveiros e pias acessíveis; barras de apoio e acessórios como assentos e bancos de banheiro.
Adaptações na cozinha: ajustar bancada e pia em altura acessível de alcance de objetos; melhora da iluminação geral; retirar armário ou bancada da pia para que idoso possa trabalhar sentado; trocar piso por um antiderrapante ou passar revestimento específico sobre o existente; trocar torneiras por tipo de alavanca.
Adaptações de sala/quartos: evitar tapetes, porta revistas, objetos/móveis soltos e objetos de vidro; sofá com altura adequada e assento firme; estantes fixadas na parede/piso com altura confortável de alcance; retirar mesa de canto ou deixa-la a uma distância de circulação adequada.
Além dos cuidados no ambiente do idoso, é essencial a manutenção de uma vida ativa com exercícios físicos regulares.
O fisioterapeuta é um profissional habilitado para avaliar e prescrever programas específicos de tratamento para redução do risco de quedas, bem como para a para a promoção da saúde óssea, neuromuscular e cardiovascular do idoso.
Dentre os benefícios de um programa de tratamento individualizado propostos na PHYSIOLAB são:
- Melhora do controle postural e equilíbrio, o qual reduz o risco de quedas.
- Manutenção e/ou aumento da massa óssea e muscular, reduzindo o risco de fraturas.
- Manutenção e/ou aumento da independência do idoso.
REFERÊNCIAS
MATIELLO, A. A. et al. Fisioterapia em saúde do idoso. Porto Alegre: SAGAH, 2021.
Bae S, Lee S, Park H, Ju Y, Min SK, Cho J, Kim H, Ha YC, Rhee Y, Kim YP, Kim C. Position Statement: Exercise Guidelines for Osteoporosis Management and Fall Prevention in Osteoporosis Patients. J Bone Metab. 2023 May;30(2):149-165. doi: 10.11005/jbm.2023.30.2.149. Epub 2023 May 31. PMID: 37449348; PMCID: PMC10345999.
Borba-Pinheiro, Claudio & Linhares, Diego & Santos, Luciano & Silva, Giullio & Figueiredo, Nébia & Jofre-Saldía, Emilio & Santos, Andressa & Brandão Pinto de Castro, Juliana & Vale, Rodrigo. (2024). Prescription of physical exercise for postmenopausal women with osteopenia or osteoporosis based on a systematic review of randomized clinical trials. Retos. 52. 647-656. 10.47197/retos.v52.102439.
_________________________________________________________________________________________

Texto escrito por:
Dra. Bianca Taborda
Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Mestrado em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela UNESP
Especialista em Fisioterapia Ortopédica pelo COFFITO
Docente universitária do curso de Fisioterapia







Comentários